BAIXAR APLICATIVO E JUSTIFICAR O VOTO 2020





CONFIRA AQUI os principais detalhes de como justificar seu voto através do aplicativo e-titulo ou através do site.

O aplicativo do e-Título foi criado pelo Tribunal Superior Eleitoral com o OBJETIVO de trazer facilidade para a vida do eleitor brasileiro, pois substitui o tradicional Título de Eleitor de papel. Além disso oferece muitos outros serviços online e pode ser baixado gratuitamente no App Store ou no Google Play Store.




Com o e-Título você pode ter acesso rápido e digital à informações do eleitor cadastrada na Justiça Eleitoral tal como, Zona Eleitoral, certidão de crimes eleitorais, certidão quitação eleitoral, situação cadastral e muito mais.

Neste ano de 2020 o aplicativo se mostrou ainda mais eficiente, pois é possível acessa-lo através do seu CPF e mais acessível para pessoas com deficiência visual. Lá ainda existe também a opção para que os eleitores se cadastrem como mesários voluntários.

Baixar o Aplicativo e-Titulo

Você poderá baixar o aplicativo e-Título em celulares ou tablets (Android/IOS). Basta ir na Loja de Aplicativo de seu celular/tablet e iniciar o Download.

Depois que terminar o download do app você deve abri-lo e inserir seus dados pessoais que forem exigidos.

Justificar Voto.




Nesse ano por conta do COVID-19 você tem a opção de justificar a sua ausência através do aplicativo ou por RJE (Requerimento de Justificativa Eleitoral).

Justificando pelo Portal Justifica

Para quem não consegue votar por motivos de força maior, como doença ou viagem, as autoridades brasileiras solicitam uma justificativa de ausência no dia da eleição ou em até 60 dias após.

Uma novidade animadora para quem passar por problemas com a burocracia é que existe uma forma de justificar o voto pela internet.

ara justificar, você precisará abrir o Sistema Justifica Internet e se identificar com:

o seu nome completo;
número do título de eleitor;
data de nascimento.





Além disso, o eleitor precisará informar dados adicionais em relação a sua impossibilidade de votar na sua zona eleitoral no dia da eleição, anexando um documento que possa provar isso, como um atestado médico, por exemplo.

Após concluir o processo, o eleitor que justificou o voto online irá receber um número de protocolo para acompanhar o resultado de sua justificativa. O e-mail cadastrado também receberá estas informações.

Justificando pelo App.




Justificar a ausência do voto através do Aplicativo E-título é muito fácil. Basicamente você precisa baixar o app e seguir os passos recomendados.

Justificar o Voto para quem mora ou está viajando para o exterior
Eleitores que moram fora do Brasil ou estão fora do país temporariamente também precisam fazer a justificativa. Para quem retorna ao país após o prazo de 60 dias, existe o prazo de 30 dias após a volta para fazer a justificativa.

Estados que podem Justificar voto pela internet
Atenção! A justificativa de voto pela internet só pode ser feita atualmente pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Norte, Distrito Federal ou fora do Brasil.